16 janeiro, 2013

donnerstag ist veggietag


uma das preocupacöes da amélia moderna é saber o que é que vai ter pra jantar. e essa preocupacäo vira complicacäo se você divide o teto com alguém (seja pai, mäe, marido, ou coleguinha) que tem uma resposta diferente da sua pra grandes questöes da humanidade como "o que você quer comer hoje?". sempre tem um que tá de dieta, ou näo gosta de alho, ou tem alergia a frutos do mar. o problema com meu co-morador é que ele é carnívoro demais.

se você já tentou fazer dieta tendo uma mäe que faz quitutes pra semana toda, e, como eu  tem a carne fraca, vai entender o meu causo. eu näo sou vegetariana, veja bem, (já tentei inúmeras vezes e... fail) mas eu entendo toda a questäo econômica, sustentável, e blá blá blá... (esse blog näo nasceu pra ser politicamente correto) e por isso sempre tentei consumir menos carne. mas vai explicar isso pro Herr que se acaba num churrasco e pilota o fogäo maravilhosamente.

em seis anos e meio eu näo consegui... mas esse povo aqui sim! li uma matéria sobre eles e fui correndo contar pro Herr que se rendeu a causa. e desde entäo aqui em casa "donnerstag ist veggietag" (quinta-feira é vegetariana)! a acäo existe em algumas cidades da alemanha desde 2009 e a idéia näo é converter ninguém xiiticamente ao vegetarianismo, mas sim chamar atencäo pra um consumo consciente de carne.

säo quase seis meses que tem veggietag aqui em casa e eu tô adorando experimentar com isso na cozinha. é lentilha, gräo de bico, quinoa, temperos e um mol de coisas delicinha que antigamente näo entravam na lista de compras, mas que agora fazem parte do cardápio.

mas aí você se pergunta porque diabos eu falo de uma QUINTA vegetariana na quarta? veja bem, é que por problemas logísticos aqui em casa a quinta-vegetariana é na terca... ou na quarta... ou no dia da semana que dá. mas o que vale é o que importa, e os porquinhos agradecem, näo é mesmo?

10 comentários:

  1. Eu também não gosto muito de carne, mas um baconzinho é sempre bom.

    Vi no reader uma postagem sua e só queria dizer que eu também não sei o que vou ser quando crescer - pode parecer besteira mas quando você percebe o tempo que esta 'perdendo' trabalhando com coisas aleatórias que não te agradam dá uma tristeza bem grande.

    P.S: também adoro blog diarinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acabei apagando post mimimi que foi pra ver se o mimimi acaba. :)

      volte sempre, @vanessa!

      Excluir
  2. quinta vegetariana ser terça, quarta.....rs. O importante é que ela existe em algum dia da sua semana!

    eu sou adepta a carne branca na maioria das vezes, mas sou péssima pra cozinha carnivora então acabo aprontando mais pro lado vegetariano mesmo não sendo uma pq quando eu preciso de carne, EU PRECISO DE CARNE. hahahaha.


    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb costumo preparar mais frango e peixe... mas tem um herr que faz uns negocios de matar.

      Excluir
  3. eheh! Aqui a gente é quase vegetariano, simplesmente porque não curto a carne daqui... e não dá pra comer linguiça todo dia! Então, por semana, o que entra aqui de "carne" é uma embalagem de 200g de presunto! Fora isso, saladinhas, sopinhas... tudo sem carninha!


    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no final é bom, né, @mari? ... meu problema é que eu já me acostumei com a carne aqui. :/

      Excluir
  4. Concordo com vc, Ana! Estou no mesmo barco. Eu queria MUITO conseguir ser vegetariana, mas n dá. A ideia da quinta vegetariana é o máximo e quer saber de uma coisa? VOU ADOTAR!!!

    Beijão!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu já tô planejando como fazer UM dia vegetariano virarem DOIS. #metaspra2013

      Excluir